segunda-feira, 19 de maio de 2008

CÂMERA DIGITAl USADA


Se você está querendo comprar uma câmera digital usada, fique atento!
O item campeão em desgaste é o obturador, dispositivo que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do sensor das câmeras digitais à luz.
Não tem nada ver com a questão de fragilidade, segundo Mário Bock, o fotografo com a tecnologia digital, tende a clicar mais vezes, já que não gasta com a revelação. O obturador tem vida útil. Dependendo do modelo, gira em torno 20 mil e 70 mill disparos, média de 50 mil. Chegando 200 mil disparos em modelos profissionais como a EOS-1Ds Canon Mark II.Você achou muito? Em alguns casos, se o profissional é muito requisitado, essas clicadas são feitas em pouco mais de dois anos.

Pode ser muito tarde
A câmera trava sem nenhum aviso prévio, e se o fotografo não tem uma reserva pode comprometer os compromissos assumidos. A troca da peça pode levar até 90 dias . Sem falar do preço, que gira em torno de (depende do modelo) R$ 900,00. veja no blog retratistas. o orçamento que T. Tanaka S/A enviou para o blogeiro Renato Rocha, e o artigo "A merda do monopólio".
Antes de comprar um equipamento usado, é importante avaliar, a procedência, condições externas e principalmente saber quantas clicadas foram dadas. Existe um software free, o iExifer que oferece o serviço para contagem de disparos. Eu testei, é um programa bem simples, caso ainda haja dúvida, procure uma assistência técnica especializada. Lembre-se, câmera digital usada pode ser a solução de quem tem pouco dinheiro para investir, basta tomar alguns cuidados. Na revista Fotografe Melhor, deste mês, você encontra dicas para ajudar na sua escolha. E boa sorte!!!


Fonte: Fotografe melhor




Nenhum comentário: